5 dicas para manter o cabelo saudável depois da coloração

Quem nunca ficou em dúvida sobre qual cor pintar os cabelos, não sabe o que é um dilema de verdade, não é mesmo? São tantas as nuances disponíveis no mercado que, na maioria das vezes, é bem difícil chegarmos a uma decisão sem antes cogitar as mais diversas possibilidades de tons, cores e reflexos – principalmente quando se busca harmonizar cor do cabelo com a cor da pele. Se você tem pensado sobre isso, dê uma olhadinha nas dicas abaixo!

Primeiramente, é preciso diferenciar os tons quentes dos frios, tanto para a pele como para os fios. Mas como fazer isso? No caso dos cabelos, as colorações douradas, acobreadas, chocolate e avermelhadas são consideradas quentes. Já os tons de tabaco, acinzentados, perolados, platinados e violeta entram para a categoria dos frios.

Em relação à pele, existem várias alternativas para identificar se o seu tom é quente ou frio. Veja só:

  • Como fica a sua pele quando exposta ao sol? Se o bronzeado aparece com facilidade, possivelmente o tom é quente. Mas, se ele demora ou nunca chega, há grandes chances de o seu tom ser o frio;
  • Você prefere os acessórios de ouro ou os de prata? Pessoas com tom de pele quente costumam se sentir melhores com itens dourados. Para quem tem um tom frio, são os prateados que combinam mais;
  • Vista uma roupa de cor branca e se olhe no espelho, de preferência à luz do sol. Observe as veias do punho: são em sua maioria roxas e/ou azuis? Então, seu tom é frio! Se forem verdes, provavelmente seu tom é quente;
  • Ainda na dúvida? Vá pelos olhos: verdes, marrons ou cor de avelã são cores comuns a quem tem um tom mais quente! Pessoas com tons frios geralmente possuem olhos azulados ou acinzentados;
  • Esmaltes vermelhos: quais você acha que ficam melhores? Os vermelhos mais abertos e vivos traduzem um tom de pele mais quente. Cores voltadas para as tonalidades açaí e/ou vinho geralmente combinam mais com tons frios.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre os tons quentes e frios, chegou a hora de falar sobre a combinação do tom de pele com o tom dos cabelos! É preciso ficar atenta para que o rosto não fique pálido ou avermelhado demais quando contrastado com os fios. Vamos lá?

  • Quem possui tons de pele quentes avermelhados pode apostar em um tom de cabelo castanho escuro/médio, preto e preto azulado. Mas no caso de os tons da pele serem mais escuros, a cor do cabelo pode seguir a mesma linha.
  • Tom de pele frio? Opte por nuances mais quentes, como as douradas e avermelhadas. Assim, você garante mais vida e brilho ao seu cabelo!
  • Para a pele morena e/ou negra, colorações com tons de dourado e mel são as que mais combinam;
  • Peles mais voltadas para o amarelado, como a dos orientais, harmonizam com tons de chocolate;
  • Se você possui a pele branca, as nuances acinzentadas ficarão lindas!

Com essas dicas ficou muito mais fácil decidir a cor que melhor combina com o seu tom de pele, não é mesmo? Escolha a sua preferida e se jogue na mudança!